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MERCEDES C 200 K AVANTGARDE - Sonho de ter um clássico está mais próximo

Cai o preço do sedã, que oferece ótima dirigibilidade sem perder o toque esportivo
fonte: uol

Pioneiros nem sempre mantêm a excelência. A máxima segundo a qual quem fez o primeiro faz o melhor quase sempre não é verdadeira. No caso do sedã mais vendido pela Mercedes-Benz, no entanto, a realidade se volta contra esse prognóstico. Tudo bem que essa nem deva ter sido a maior preocupação do alemão Karl Benz quando ele inventou o primeiro veículo movido a gasolina, em 1885. Sua genialidade de fins de século 19 nos torna possível hoje, 123 anos depois, apreciar um clássico que foi renovado no ano passado e de quebra está mais acessível.

A conjunção dólar baixo e crédito mais fácil agora vem acrescida de um desejo da Mercedes no Brasil de exercer uma política comercial mais agressiva, que inclui um recente reposicionamento de preços. Entre fevereiro e março, seus veículos registraram descontos de até 9,11%. O sedã que avaliamos para esta reportagem de Interpress Motor foi um C 200 Kompressor na versão Avantgarde, cujo valor foi reduzido em 6,65%, caindo de
R$ 182 mil para
R$ 169.900.

Estar ao volante de um sedã da marca da estrela de três pontas é, antes de tudo, dirigir um clássico. Que me perdoem os Classe B e M da vida, muito funcionais (caso dos primeiros) e valentes (dos últimos), todos bastante requintados. Mas quem gosta mesmo de automóvel se encontra no Classe C. A começar pelo encaixe perfeito nos bancos, o mimo que é o volante se afastar um pouquinho por um comando elétrico quando você retira a chave (que aliás, não é chave, mas um dispositivo com sensor).

Mal o C 200 Kompressor chegou, já foi possível desfrutar de uma boa dose de esportividade, mesmo na cidade. O motor 1.8 sobrealimentado (por compressor, como o próprio nome diz) entrega 184 cv (cavalos) de potência que mostram a que vieram logo nas primeiras aceleradas. As respostas são rápidas, e o motorista (quase um piloto) sente a situação absolutamente sob controle todo o tempo.

Seus números de desempenho traduzem bem essa esportividade: a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 8,6 segundos (meio segundo mais rápido do que o modelo anterior), com velocidade máxima de 235 km/h. Por falar em esportividade, vale fazer a distinção: a versão avaliada traz a estrela na grade frontal, feita exatamente para mostrar que se trata de um Mercedes mais esportivo. Na Classic a estrela está sobre o capô. Uma diferenciação bastante interessante e notada por poucos e bons que acreditam que o automóvel, como uma roupa, diz muito sobre a sua própria personalidade.

Nem por isso o modelo é assim tão gastão. É capaz de rodar 9,3 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 16,6 km/l em trechos rodoviários. Todos os dados de desempenho e consumo foram fornecidos pelo fabricante. Além de seguro, o rodar do C 200 K é firme, sem ser desconfortável. Mais um pouco, seria possível classificar a suspensão como dura. Não é o caso. Trata-se de um conjunto de barra estabilizadora com amortecedores pressurizados a gás, com sistema antiagachamento e antimergulho que absorve bem as irregularidades do piso, que por aqui não são poucas.

Amortecedores adaptáveis

Há ainda na suspensão o sistema Agility Control, que monitora as forças dos amortecedores de acordo com as condições de dirigibilidade. Funciona assim: quando se dirige normalmente, com pouca exigência dos amortecedores, as forças de amortecimento são automaticamente reduzidas para melhorar o conforto de rodagem sem comprometer a segurança. Caso o motorista o conduza de forma mais agressiva, as forças de amortecimento máximo são acionadas, e o carro fica mais estabilizado.

Se na Fórmula 1 o controle de tração foi proibido, nas ruas o motorista do Classe C pode contar com ele e muito mais apetrechos, como o Adaptative Brake, sistema baseado na tecnologia do Classe S (o top de linha da marca), que inclui, por exemplo, assistência de partida em subidas íngremes, além de ajuste das condições dos freios em casos de emergência ou excesso de umidade.

Esses freios, aliás, são a disco nas quatro rodas, com tudo o que se tem direito para evitar qualquer tipo de surpresa, a começar pelos sistemas ABS (antitravamento) e ESP (controle de estabilidade), responsáveis por segurar os 1.490 kg. Para garantir a segurança em caso de acidente, o veículo traz dois airbags adaptivos para o motorista e passageiro dianteiro, dois airbags laterais nos respaldos dos assentos dianteiros e dois grandes airbags de janela.

Outro item importante de segurança é o "flashing brake lights", que faz com que as luzes de freio comecem a piscar rapidamente para avisar os motoristas de trás no caso de freada forte a mais de 50 km/h. O câmbio é automático de cinco velocidades, mas, para quem prefere trocar as marchas, permite mudanças seqüenciais bastando, para tal, dar alguns toques na alavanca.

Seu freio de mão, na verdade, está ao alcance do pé esquerdo, como em algumas picapes. A liberação é também como em utilitários, puxando um comando ao alcance da mão esquerda. Tudo isso para liberar espaço no console central, que, por comandos intuitivos, torna fácil trocar estações de rádio, operação que pode ser realizada até pelo passageiro. O volante é multifuncional e permite acesso a várias informações (além do rádio, o controle do telefone Bluetooth) e funções na linha de visão direta do motorista. Há ainda controlador e limitador de velocidade, reguláveis por meio de uma haste ligada à coluna de direção.

Ar-condicionado de duas zonas

No console central, os controles rejuvenesceram os Classe C. O ar-condicionado é digital e permite regulagens de temperatura em separado para motorista e passageiro. Os comandos do rádio permitem a memorização de nove estações, e o display é escamoteável. Aliás, ao ligar, ele alerta para que o motorista preste atenção às leis de trânsito. Será melhor ainda quando tivermos por aqui navegadores embarcados...

Quanto à regulagem dos bancos, não adianta procurar nele próprio. Ela é instintiva, bastando verificar na porta o desenho de um banco para regular assento, encosto ou encosto de cabeça para cima, para baixo, para a frente ou para trás. Ao encontrar a posição ideal, trate de memorizá-la (há três posições possíveis). É uma forma de voltar facilmente a ela caso algum engraçadinho – sobretudo manobristas – resolva desregulá-la. Basta um toque no botão correspondente.

Conforto foi outra preocupação do sedã, que está com 4,58 metros de comprimento (55 milímetros a mais do que o antecessor). A largura da carroçaria aumentou em 42 mm, para 1,77 m, e a distância entreeixos (importante para determinar o conforto interno) em 45 mm, para 2,76 m. O espaço dianteiro dos ombros também aumentou – está 40 mm maior. Parece que a marca alemão se convenceu de que devem ser assim, milimétricas, as mudanças em um time que está ganhando.

Foi o Classe C o modelo mais vendido no ano passado pela marca. Embora tenha sido lançado só em junho, o modelo teve cerca de mil unidades comercializadas, dos 2.636 carros emplacados (25% a mais do que os 2.117 do ano anterior) pela Mercedes-Benz. Essa é a quarta geração do Classe C no Brasil. De 1990 até o final do ano passado, foram vendidas 16 mil unidades do modelo no país. Só neste ano, de janeiro a março, foram 352 Classe C vendidos, o que dá ao modelo a liderança no segmento de sedãs grandes.

Quem respeita monovolumes, como os Classes A e B, ou os utilitários esportivos, como os Classe M, mas acha que o sonho de ter um Mercedes-Benz zero-quilômetro só vale mesmo a pena se for um sedã, com tudo o que isso significa em termos de qualidade, dirigibilidade, esportividade e segurança, é bom aproveitar o momento. As condições nunca estiveram tão propícias como agora.

FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz C 200 K
Motor:
dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, gasolina, 1.796 cm³ de cilindrada
Potência: 184 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,51 kgfm a 2.000 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: automático, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira McPherson, com barra estabilizadora; traseira multilink com barra estabilizadora
Freios: a disco na as quatro rodas, com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
Dimensões: 4,58 m de comprimento; 1,77 m de largura; 1,45 m de altura; 2,76 m de entreeixos

Peso: 1.490 kg

Tanque: 66 litros

Porta-malas: 475 litros
Preço: R$ 169.900

 
 
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